Orientações de como proceder em casos de surgimento de ratos, escorpiões, carrapatos e pulgas no imóvel. Solicitações de desratização para controle de roedores. Solicitações de desinsetização para o controle de escorpiões, taturanas, carrapatos e pulgas. Obs: sempre após ter atendido às orientações iniciais. Orientações referentes ao controle de pombos e caramujos. Identificação de espécies (roedores, peçonhentos e sinantrópicos). Investigações, vistorias e orientações em casos de acidentes com animais peçonhentos.
Órgão responsável – Secretaria Municipal de Saúde – SESAU por meio da Coordenadoria de Controle de Zoonoses – CCZ
Requisitos para sua utilização: Solicitar pessoalmente ou telefonar na Coordenadoria de Controle de Zoonoses – CCZ
Etapa 1: Contato do contribuinte com a CCZ, pessoalmente ou por telefone.
Etapa 2: Recebimento de orientações técnicas.
Etapa 3: Solicitação de ordem de serviço.
Etapa 4: Deslocamento da equipe técnica até o local.
Etapa 5: Execução dos serviços e/ou orientação fiscais.
Todos os dias da semana.
Atendimento presencial: CCZ: Avenida Filinto Müller, 1601 - Vila Ipiranga, Campo Grande - MS, 79074-460
Teleatendimento: (67) 3313-5000 / 3313-5001 / 3313- 5012
E-mail: ccz@sesau.campogrande.ms.gov.br
Endereço – atendimento presencial: Avenida Filinto Müller, 1601 - Vila Ipiranga, Campo Grande - MS, 79074-460
Teleatendimento: (67) 3313-5000; (67) 3313-5001; (67) 3313- 5012
E-mail: ccz@sesau.campogrande.ms.gov.br
Ouvidoria: (67) 3314-3000
Agilidade, cuidados, informação e segurança aos cidadãos.
Obs.
“Esses animais gostam de se esconder naqueles restos de tijolos deixados perto do muro no quintal, nos ralos que não estão sendo utilizados, no lixo acumulado, folhas de árvores amontoadas, porque é lá que está o alimento deles, e quando chove, eles são obrigados a saírem desses esconderijos, porque eles alagam”, explica a veterinária Juliana Resende, coordenadora do setor de controle de roedores, animais peçonhentos e sinantrópicos do CCZ.
Além da limpeza, também é uma recomendação constante a instalação de barreiras físicas para esses animais. Atitudes simples, como fechar o ralo da pia, ou o de chão após a limpeza, já são de grande serventia. Outra barreira que pode ser eficiente, é a colocação de telas nas grades de escoamento de água.
O morador que mesmo tomando todos esses cuidados, ainda encontrar algum desses animais em casa, precisa recolher o “bicho”, colocando-o em um recipiente fechado, mas evitando o contato, e levá-lo ao CCZ, onde será feita análise do espécime, principalmente em caso de acidente.
Se a pessoa for picada por um escorpião ou qualquer outro animal peçonhento ela deve procurar imediatamente uma unidade de saúde para receber o atendimento adequado.
Quem somos:
A Coordenadoria de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campo Grande é o órgão responsável pelo desenvolvimento de ações, atividades e estratégias de vigilância relacionadas a prevenção e ao controle de zoonoses, bem como, de acidentes causados por animais peçonhentos de relevância para a saúde pública, do controle de animais sinantrópicos e do manejo populacional ético de cães e gatos. A CCZ conta com um Laboratório de Diagnóstico de Zoonoses cujo objetivo principal é contribuir com as ações das vigilâncias epidemiológicas e ambiental, e no controle das principais zoonoses urbanas por meio de avaliação da qualidade da areia das áreas de lazer de escolas, praças públicas e outras, prevenindo a transmissão de agravos como bicho geográfico, toxocaríases e ancilostomíases. Ao longo dos últimos anos a CCZ vem conquistando importância nacional se destacando no controle da leishmaniose pela excelência do trabalho executado e pela experiência bem-sucedida nas estratégias de vigilância ambiental (manejo ambiental) e o controle adotado, tornando-se referência para o Estado e para outras capitais brasileiras. Ao longo de sua existência, diversas outras atividades foram sendo incorporadas, sempre buscando atender prontamente às solicitações da população, priorizando a qualidade das informações, a preocupação com o meio ambiente e a saúde da população além do respeito aos animais e sempre preocupados em proporcionar bem-estar aos animais sob sua responsabilidade e divulgar a posse responsável à população. A CCZ é uma Unidade de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e está vinculada administrativamente à Superintendência de Vigilância em Saúde – DVS.
Mensagem aos usuários:
Prezados cidadãos, qualquer dúvida ou sugestão no que se refere à Carta de Serviços ao usuário,
estaremos à disposição para atendê-los por meio dos seguintes contatos:
Controladoria-Geral de Fiscalização e Transparência – CGM
Servidora Responsável: Leise Bethencourt – Matrícula n. 404967
Setor: Gerência de Fomento ao Controle Social e da Ética
(67) 4042-0499 – Ramal: 4914 – controlesocial@cgm.campogrande.ms.gov.br
Rua Sofia Melke, nº 453 – Itanhangá Park – 79022-401