Descrição do serviço
A Casa da Mulher Brasileira é um espaçoonde estão concentrados os principais serviços especializados emultidisciplinares de atendimento às mulheres em situação de violência, sendoreferência no modelo de integração dos serviços, de forma a evitar a revitimizaçãodestas mulheres e, acima de tudo, oferecer o atendimento humanizado, integral eininterrupto, 24 horas.
Nome completo: Superintendência da Casa da Mulher Brasileira
- Gestor Responsável: Elza Maria Verlangieri Loschi – Tai Loschi – Superintendente
- Coordenação administrativa – Cleide Rodrigues Costa
- Competências institucionais da Superintendência:
- Coordenar as reuniões ordinárias e extraordinárias do Colegiado Gestor da Casa;
- Responder pela SEMU, na ausência a Subsecretária Municipal de Políticas para Mulher, junto ao Colegiado Gestor.
- Coordenar o processo de elaboração e atualização do Regimento Interno;
- Orientar, acompanhar, monitorar e avaliar a implementação dos serviços na CMB;
- Definir, junto com a equipe técnica os protocolos de atendimento dos serviços da Casa;
- Acompanhar a integração e atualização do fluxograma de procedimentos dos serviços da CMB;
- Articular com as demais instituições que compõem a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, visando à ação integrada na consecução dos objetivos e metas locais;
- Gerenciar e monitorar o sistema de informações da CMB;
- Orientar e acompanhar o serviço de comunicação social;
- Acompanhar as atividades de aperfeiçoamento continuado das/os profissionais e atendentes;
- Organizar e disponibilizar informações e dados referentes aos atendimentos;
- Elaborar relatórios periódicos sobre a situação da CMB;
- Acompanhar as reuniões setoriais da Casa da Mulher Brasileira;
- Estabelecer e acompanhar a relação da Casa com as políticas transversais no município;
- Zelar pelo cumprimento da Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e do Programa “Mulher: Viver sem Violência”.
Competências institucionais Coordenação Administrativa
- Implementar as ações previstas na Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres;
- Orientar a ação profissional atendendo aos objetivos do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres;
- Realizar a gestão administrativa da Casa da Mulher Brasileira em consonância com as Diretrizes Gerais e Protocolos de Atendimento, bem como coordenar e monitorar as atividades internas e externas relativas ao ente;
- Participar de reuniões ordinárias e extraordinárias do Colegiado Gestor da Casa;
- Participar do processo de atualização e aprovação do Regimento Interno;
- Orientar, acompanhar, monitorar e avaliar a implementação dos serviços na CMB;
- Zelar, junto com a equipe técnica, pelo cumprimento do Manual de Procedimentos dos serviços da CMB, e atualizá-lo sempre que necessário;
- Acompanhar a integração e atualização dos protocolos de atendimento dos serviços da CMB;
- Articular com as demais instituições que compõe a Rede Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, visando a ação integrada;
- Acompanhar e monitorar o sistema de informações da CMB, através do Sistema Iris;
- Acompanhar a execução programática e orçamentária da CMB;
- Acompanhar as atividades de aperfeiçoamento continuado das/os profissionais e atendentes;
- Acompanhar a organização e disponibilização de informações e dados referentes aos atendimentos;
- Acompanhar a elaboração de relatórios periódicos sobre a situação da CMB;
- Acompanhar as reuniões setoriais da Casa da Mulher Brasileira;
- Estabelecer a relação da Casa com as políticas transversais no município;
- Promover a contratação, quando necessário, e o acompanhamento dos contratos dos serviços gerais de manutenção da Casa, tais como: limpeza, transporte, alimentação, manutenção predial, copeiragem, telecomunicações, compras de insumos, material de limpeza das áreas comuns da Casa;
- Coordenar os serviços de recepção, transporte, alojamento, brinquedoteca, espaço de convivência, psicossocial, CONTE, bem como todos os demais relacionados à administração e infraestrutura da Casa da Mulher Brasileira;
- Coordenar as atividades de formação e aperfeiçoamento continuado dos/as profissionais da Casa, que deverá ser realizado de forma conjunta entre todos os serviços, para garantir que o atendimento seja qualificado, integrado e humanizado;
- Ofertar serviços especializados de atendimento psicossocial;
- Encaminhar as mulheres, por meio da Central de Transporte, à rede de saúde, rede socioassistencial, serviços de abrigamento, Instituto Médico e Odontológico Legal, quando necessário, garantindo a integração com os serviços que não estão inseridos na Casa;
- Delegar um servidor para coordenar a revisão tri-anual do sistema Iris
- Zelar pela manutenção da edificação predial;
- Zelar pelo cumprimento da Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e do Programa “Mulher: Viver sem Violência”.
Público alvo
Cidadão
Requisitos para utilização
Atendimento as mulheres em situação de violência.
Atendimento presencial: Rua Brasília, Lote A, Quadra 2 s/n - Jardim Ima, Campo Grande - MS, 79102-050
Teleatendimento: (67) 2020-1302 Etapas do processamento
1-Atendimento presencial: Rua Brasília, Lote A, Quadra 2 s/n – Jardim Ima, Campo Grande – MS, 79102-050 .2.
2-eleatendimento: (67) 2020-1302.
Custo do serviço
Gratuito Prazo máximo para atendimento
Depende da situação de cada caso recebido, atendimento e encaminhamentos.
Canais de comunicação ao usuário
Atendimento presencial: Rua Brasília, Lote A, Quadra 2 s/n - Jardim Ima, Campo Grande - MS, 79102-050
Teleatendimento: (67) 2020-1302
Canais para apresentação de manifestação do usuário
Atendimento presencial: Rua Brasília, Lote A, Quadra 2 s/n - Jardim Ima, Campo Grande - MS, 79102-050
Teleatendimento: (67) 2020-1302
Compromisso de atendimento
Zelar pelo cumprimento da Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e do Programa “Mulher: Viver sem Violência.
Coordenar as atividades de formação e aperfeiçoamento continuado dos/as profissionais da Casa, que deverá ser realizado de forma conjunta entre todos os serviços, para garantir que o atendimento seja qualificado, integrado e humanizado;
Ofertar serviços especializados de atendimento psicossocial;
Encaminhar as mulheres, por meio da Central de Transporte, à rede de saúde, rede socioassistencial, serviços de abrigamento, Instituto Médico e Odontológico Legal, quando necessário, garantindo a integração com os serviços que não estão inseridos na Casa;
Equipe responsável pelas informações deste serviço:
Outras Informações
Mensagem aos usuários:
Prezado cidadão, dúvidas ou sugestões no que se refere à Carta de Serviços ao usuário,
estaremos à disposição para atendê-los por meio dos seguintes contatos:
cartadeservicos@cgm.campogrande.ms.gov.br.
Rua Doutor Arthur Jorge, nº 500 – Centro – CEP 79002-903.