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Atendimento ao Trabalhador

Trabalho e Emprego

Carta de Serviços ao Usuário > Serviços > Trabalho e Emprego > Atendimento ao Trabalhador

Descrição do serviço

Os serviços oferecidos pela Coordenadoria de Vagas e Emprego se subdividem no Atendimento ao Trabalhador que busca os atendimentos em Intermediação de Emprego, Carteira de Trabalho e Benefício do Seguro Desemprego, tendo acesso a este serviço na Agência de Empregos (localizada no mesmo prédio da Fundação Social Do Trabalho – FUNSAT.

E no Atendimento ao Empregador que busca osserviços de divulgação das vagas de emprego que disponibilizam no mercado detrabalho. 

Órgão Responsável:

FUNDAÇÃO SOCIAL DO TRABALHO DE CAMPO GRANDE - FUNSAT

Público alvo

Cidadão  

Requisitos para utilização

Este serviço é oferecido a toda a população do município que se enquadre no perfil Trabalhador, ou seja, que pela Lei possa ser contratado em regime de prestação de serviços. Neste perfil se enquadram profissionais em maioridade (a partir dos 18 anos), salvo o caso de contratação como Aprendiz (jovens a partir de 14 anos).
A população pode ter acesso a este serviço tanto presencialmente quanto de maneira online, utilizando o aplicativo Sine Fácil.

Documentos Necessários
Quando um trabalhador chega a FUNSAT, será recebido pela equipe de triagem (recepção) que verificará qual o serviço desejado e irá conferir se o trabalhador está com todos os documentos necessários para o atendimento no serviço de Intermediação de Emprego. Estes documentos são os seguintes listados abaixo.
Intermediação de Mão de Obra.

Documento de Identidade.
Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Carteira de Trabalho – Versão Impressa ou Digital

Portando todos os documentos necessários, o trabalhador receberá uma senha e será encaminhado a Sala de Espera, onde aguardará o atendimento.

Etapas do processamento

Etapa 1.1 – Cadastro ou Atualização Cadastral do Trabalhador O cadastro do trabalhador no Portal Emprega Brasil (sistema operacional conveniado ao Ministério da Economia – Subsecretaria da Previdência e Trabalho) registra o seu perfil socioeconômico, educacional e profissional. As informações coletadas no cadastro do trabalhador irão ser comparadas com as das vagas cadastradas para que se realizem os encaminhamentos a entrevista.

Etapa 1.2 – Procura por Vagas de Emprego Disponíveis Cadastradas O Portal Emprega Brasil utilizado no atendimento pela FUNSAT, realiza o cruzamento de dados entre o perfil do trabalhador e o perfil das vagas de emprego disponíveis, o que permite identificar vagas adequadas ao perfil do trabalhador. Se houver vagas adequadas ao seu perfil o trabalhador será encaminhado ao empregador ou para a pré-seleção (Setor de Psicologia – 1.3).

Etapa 1.3 – Orientação O candidato receberá do atendente orientações específicas sobre a vaga ofertada e sobre como deverá proceder para dar continuidade ao processo seletivo.

Etapa 1.4 – Habilitação para o Autoatendimento Web e aplicativo Sine Fácil/Impressão do QR Code O trabalhador pode realizar seu autoatendimento por meio do sistema web (site institucional Portal Emprega Brasil) ou pelo aplicativo “SINE Fácil”, em que poderá verificar e se autocandidatar para vagas disponíveis. Para que possa ter acesso a este atendimento que oferece comodidade, o trabalhador necessita informar endereço de e-mail próprio ao atendente, que ao finalizar o cadastro, habilitará e entregará código-chave de acesso ao trabalhador a estes meios de autoatendimento.

Etapa 1.5 – Impressão de Carta de encaminhamento oficial de Intermediação de Emprego Caso haja vaga de emprego disponível e adequada ao perfil profissional do trabalhador, ele receberá uma carta de encaminhamento oficial, que constará com as orientações para entrevista e dados da empresa. Esta carta de encaminhamento será apresentada e entregue ao empregador, como forma comprobatória da intermediação realizada pela FUNSAT.

Custo do serviço

Gratuito

Prazo máximo para atendimento

Em média o atendimento ao trabalhador é realizado dentro de 20 minutos. Em casos de problemas de acesso ao sistema (âmbito nacional), a espera poderá ser de 1 (uma) hora ou mais.

Canais de comunicação ao usuário

Coordenação de Vagas e Emprego – CVE - (67) 3314-3089 ou 4042-0585

Rua 14 de julho, 992 – Vila Glória - 79004-393 - FUNSAT


Canais para apresentação de manifestação do usuário

Os candidatos que tiverem reclamações, denúncias, sugestões, elogios de demais pronunciamentos de usuários que tenha como objeto a prestação dos serviços e a conduta de agentes públicos na prestação e fiscalização de tais serviços, devem se dirigir à FUNSAT ou telefonar e procurar pela Direção, Coordenação (CVE) para o acolhimento de suas necessidades.

Coordenação de Vagas e Emprego – CVE - (67) 3314-3089 ou 4042-0585

Rua 14 de julho, 992 – Vila Glória - 79004-393 - FUNSAT



Compromisso de atendimento

Para garantir um atendimento mais ágil e seguro, o SINE Municipal de Campo Grande orienta as pessoas que estão em busca de vagas de emprego a comparecerem na sede da FUNSAT, no horário entre 7:00 e 17:00, de segunda a sexta-feira.
A fim de se evitar a concentração de pico no atendimento, sugere-se o horário das 9:00 às 14:00.
O usuário pode acompanhar o andamento do atendimento ao acompanhar pelo display as senhas que estão sendo chamadas. O sistema utilizado é da INTRANET.

Legislação

Lei 7.998 regulamenta o Programa do Seguro-Desemprego e o Abono Salarial, além de instituir o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O Programa do Seguro-Desemprego integra todas as ações de auxílio ao trabalhador desempregado, sendo constituído pela Intermediação de mão de obra, Qualificação Profissional e pelo Benefício do Seguro-Desemprego CARTA DE SERVIÇOS AO USUÁRIO: Lei Federal N. 13.460 de 26 de junho de 2017, que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração Pública. Decreto Municipal n. 13.964 de 14 de agosto de 2019, que regulamenta a Lei Federal n. 13.460 de 26 de junho de 2017

Equipe responsável pelas informações deste serviço:

Outras Informações

QUEM SOMOS : Atendimento ao Trabalhador – Intermediação de Emprego – Coordenadoria de Vagas e Emprego – CVE / FUNSAT

Os serviços oferecidos pela Coordenadoria de Vagas e Emprego se subdividem no Atendimento ao Trabalhador que busca os atendimentos em Intermediação de Emprego, Carteira de Trabalho e Benefício do Seguro Desemprego, tendo acesso a este serviço na Agência de Empregos (localizada no mesmo prédio da Fundação Social Do Trabalho – FUNSAT.

E no Atendimento ao Empregador que busca os serviços de divulgação das vagas de emprego que disponibilizam no mercado de trabalho. 

O atendimento feito pela FUNSAT não tem custo para a população, todos os serviços são gratuitos.

PCD – atendimento, na sede da fundação,a pessoas com deficiência e reabilitados pelo inss ao mercado de trabalho em acordo com a lei 8.213 de 24/7/1991. oferta de todos os serviços por atendentes especializados tanto na intermediação de vagas quanto no atendimento ao empregador.

FUNSAT ITINERANTE – serviços oferecidos fora da sede, nos eventos em que a fundação atua nos bairros, em feiras e ações conjuntas;

Estrutura Física: A FUNSAT está localizada em um prédio com três pavimentos, com rampa de acesso, piso tátil, elevador e banheiro adaptado.

Mensagem aos usuários:

Prezado cidadão, dúvidas ou sugestões no que se refere à Carta de Serviços ao usuário, estaremos à disposição para atendê-los por meio dos seguintes contatos:

Ouvidoria Geral do Município – CGM.

E-mail: cartadeservicos@cgm.campogrande.ms.gov.br.

Endereço: Rua Doutor Arthur Jorge, nº 500 – Centro – CEP 79002-903.

 

CANAIS DE ACESSO

  • Online - informações gerais

    http://www.campogrande.ms.gov.br/funsat

  • Online - Autoatendimento Portal Emprega Brasil

    https://empregabrasil.mte.gov.br

  • Aplicativo

    Aplicativo Sine Fácil

  • Atendimento Presencial

    Rua 14 de julho, 992 - Vila Glória - 79004-393 - FUNSAT

  • Telefone

    (67) 3314-3089 ou 4042-0585


Tags do serviço

Prefeitura de Campo Grande
Controladoria Geral de Fiscalização e Transparência

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  • CGM
  • Transparência